segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reflexão: Silêncio e ação


 
 
O Deus no qual acredito não carece de oratória, mas de ações, exemplos e de testemunhos pessoais. Citar salmos, capítulos e versículos, elaborar orações bonitas, impressionar os incautos ao declamá-los de cor, tudo isso é fácil: certamente, os fariseus foram mestres, como o são políticos, professores, religiosos, filósofos e tantos outros, de todas as cepas e épocas, que se utilizaram do verbo perfeita e inescrupulosamente.

Devemos ser capazes de doar, de dar as mãos, de proferir palavras que fluam de nossa alma com sincera afeição. Se o fizermos extemporaneamente, soarão falsas; se fora dos contextos, serão obscuras, incompreensíveis e induzirão a erros e mal-entendidos. É a sabedoria que edifica.

O Deus no qual acredito inspira-me à prática do amor, da caridade, da benevolência; inspira-me à paciência, à resignação racional, à perseverança; inspira-me à fé inteligente, à lealdade e à afeição; inspira-me o respeito à vida, à natureza e ao outro... Inspira-me à desconstrução das armadilhas verbais e à coragem de não aceitar belos discursos quando, subjacentes às palavras, afloram interesses escusos escondidos sob máscaras angelicais.

Devemos ser capazes de realizar, de soltar as mãos e caminhar livres, juntos, de ouvir e compreender o que envolve nossa alma com sincera afeição. Se em certas circunstâncias isso não nos parecer fácil, que possamos cerrar os olhos e, na quietude, ir além das aparências e perscrutar os sentimentos mais íntimos. É o esforço que constrói.

O Deus no qual acredito não tem aparência, aroma, cor, textura, gosto, peso, sexo!, mas possui em Si todas as formas... É silencioso, sem o ser. Não fala, inspira – o modo pleno e inequívoco de comunicação. Não carece de oratória, mas de exemplos vividos – única forma de enaltecê-Lo, honrá-Lo e dignificá-Lo...
___________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário